ATA DE REUNIÃO Nº 021/2017

Aos doze dias do mês de junho do ano dois mil e dezessete, reuniu-se ordinariamente, às doze horas e trinta minutos, a diretoria do Grêmio Estudantil Francisco de Paula Achilles, com sede neste estabelecimento de ensino, situado à rua Clodomiro Antunes da Costa, sem número, no bairro Anaia Pequeno, em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Dando incio à reunião, o Presidente do Grêmio Estudantil, Claudionei Abreu, passou a diretoria as diretrizes do projeto "Gremistas por um dia", onde alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental visitam o colégio, conhecem e participam das atividades do grêmio estudantil. O Presidente também solicitou aos secretários do grêmio mais agilidade nas funções solicitadas. Em seguida, explicou detalhadamente como será realizado o I Encontro de Grêmios Estudantis de São Gonçalo, que será promovido por este grêmio, com objetivo de trocar ideias e experiências com outras entidades de ensino, além de almejar a fundação da União Gonçalense dos Estudantes Secundaristas de São Gonçalo. Após esta pauta, o Presidente solicitou que os alunos membros do Grêmio Estudantil possam utilizar adequada e constantemente o uniforme escolar, e no caso de não tê-lo, utilizar um traje mais adequado ao ambiente escolar, afirmando que, a partir do momento de assinatura da Ata que trata do assunto, eles comprometem-se em trajar-se adequadamente ao ambiente escolar. Em seguida, foi comunicada a visita do Presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro, Ruan Vidal, e da Diretora da Baixada Litorânea da entidade, Hellen Oliveira, para discutir mais sobre a realização do Encontro de Grêmios Estudantis. 

Após, deu-se início à Audiência Pública que debateu as prioridades que devem ser reivindicadas ao Estado para serem realizadas no Colégio. Participaram, além da Diretoria do Grêmio, alunos do sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental, sem a presença de professores, pais de alunos ou membros da comunidade. Houve um questionamento ao Presidente quanto a realização da Audiência por não ter a participação de pais de alunos ou professores. O Presidente afirmou que "lamentavelmente todos reclamam, todos cobram, mas na hora que deve haver união para discutir e reivindicar pautas comuns, estes que fazem as criticas não estão lá para apoiar quem quer mudar, de fato, a situação", e afirmou que daria continuidade à audiência: "esta audiência foi convocada e divulgada com antecedência. Não podemos perder tempo para tratar de assuntos urgentes como os que vamos debater aqui hoje"

A Audiência chegou à seguinte conclusão: a prioridade, a curto prazo, é o envio de mais professores para suprir a carência no quadro de horário escolar. À médio prazo, serão prioridades para o Colégio: a reforma dos banheiros masculino e feminino, pintura nas salas de aula e corredores do colégio, reforma no telhado e nas grades de proteção e a realização de uma obra de intervenção que beneficie pessoas com deficiência, assim, atraindo novos alunos para o Colégio. À curto prazo, a Diretoria do Grêmio Estudantil reivindica. À curto prazo, alunos reivindicam a cobertura da quadra de esportes.

O Presidente afirmou que o ofício à Diretoria Metropolitana da Secretaria de Educação do Estado em São Gonçalo será elaborado e enviado à diretora-geral com um abaixo assinado enviado por 300 pessoas, reforçando o pedido feito pelo Grêmio Estudantil.

Não havendo mais assunto a tratar, o Presidente deu por encerrada a reunião.

CLAUDIONEI ABREU
Presidente do Grêmio Estudantil

São Gonçalo, Rio de Janeiro, 12 de junho de 2017.
Ata de Reunião Nº 021/2017

Comentários

MAIS LIDAS

CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

DECRETO Nº 002/2017

DECRETO Nº 028/2017